Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Mestre Guine participa da I Jornada Cultaa em Belo Horizonte

 

I JORNADA CULTAA

A I JORNADA CULTAA é uma estratégia de articulação e diálogo. Um espaço para reforçar a cultura como como direito, cidadania e política pública capaz de promover e ampliar oportunidades educativas, sociais e econômicas.

O evento é uma ação do PROGRAMA CULTURA E ARTICULAÇÃO DE APRENDIZAGENS - CULTAA, que nasceu em 2021, para promover a articulação intersetorial, baseando-se no desenvolvimento de capacidades culturais que dialoguem com processos formais e não formais de aprendizagens.

Representantes da UFMG, da Vara da Infância e da Juventude e as Secretarias Municipais que atuam junto ao Programa CULTAA participam da Conferência de Abertura, iniciando as atividades da PROGRAMAÇÃO.

Na Palestra Inaugural, o tema “Cultura: Dimensão Estratégica Para O Desenvolvimento Integral E Plural Da Cidade”, será abordado pela pela Dra. Yone Gonzaga.

Durante o encontro serão realizadas diversas atividades com a participação do Conselho Municipal da Infância e do Adolescente, Organizações da Sociedade Civil, Escola Livre de Artes - Arena da Cultura, Centro de Referência da Juventude - CRJ, representantes de comunidades quilombolas e diversos/as convidados/as, discutindo temas que perpassam a valorização dos diversos saberes.

No dia 30/11, além do lançamento do site da ZONA CULTURAL PRAÇA DA ESTAÇÃO (ZCPE), o público participará de uma conversa sobre “Diversidade dos Saberes Culturais”, com o Poeta Ricardo Aleixo e para encerrar a I JORNADA CULTAA, o Grupo Samba da Meia Noite apresenta um intenso repertório de sambas e batuques, fruto da vivência popular e urbana do grupo.

E as atividades da JORNADA continuam no dia 01/12, com a realização da Rota Histórico Patrimonial da ZCPE, realizada pela Diretoria de Patrimônio e Arquivo Público e Escola Livre de Artes Arena da Cultura , em parceria com o Museu de Artes e Ofícios.

PRINCIPAIS ENTREGAS DO PROGRAMA 2021/2022:

  • Contrapartidas LAB BH e LAB na Escola ( Oferta de 516 atividades culturais, com média de 25.000 atendidos)

  • GT Cultura e Educação (23 ações em diálogo, disponíveis para 195.000 estudantes e 18.000 profissionais da educação)

  • Rodas de Leitura (Dá a Letra e As cartas que eu não entrego - em parceria com a BPIJ/FMC

(participação de 82 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa )

  • Diálogos com as equipes de atendimento socioeducativo (atendimento a CELC - Comissão de Esporte, Lazer e Cultura) ( Formação de 155 agentes educativos)

  • Expedições do Patrimônio (em parceria com a DPCA/FMC) (Formação de 500 pessoas, em média)

  • Malote Literário (disponibilização de 20 kits com 300 itens (entre livros, cds, dvds e encartes para as bibliotecas das Unidades de Atendimento Socioeducativo de BH).

  • Programa de Filmes - Cine Santa Tereza : 3 Sessões, 4 Filmes, 8 Unidades de atendimento socioeducativo, 37 adolescentes atendidos.


Nenhum comentário: