Total de visualizações de página

sábado, 23 de julho de 2016

Mestre Bimba o Gênio , Banguela , São Bento Grande e Iúna .

A cada dia que passa , a cada livro que eu leio a cada palestra que eu assisto sobre a Capoeira Regional eu aprendo mais e mais sobre um dos maiores Gênios da Cultura Africana da história da Humanidade . Mestre Bimba veio a este mundo como o verdadeiro Arquétipo da arte -luta - jogo da Capoeira . Ele tinha a percepção do espiritual da Capoeira , a força do Guerreiro , a maliçia da rua , a musicalidade e a cadençia dos terreiros , e a sabedoria dos pretos velhos .
Vou utilizar 3 toques de Berimbau para mostrar a genialidade deste Baluarte da nossa arte.

Banguela

Jogo criado para acalmar os animos dos formados , onde a capoeira seria mais dançada do que lutada , pois na velocidade em que era tocada pelo mestre era impossível haver contato fisico entre os jogadores , pois o toque trava a movimentação . O dom dim dim pedia o recuo , basta ouvir as gravações para perceber a intenção do Mestre ao tocar desta forma.


São Bento Grande

Aqui o Mestre Bimba mostra ao Mundo a força do guerreiro  ,  o toque do Berimbau pede um avanço , jogar para frente e buscar o adversário o tempo todo , ataque defende e entra . O seu carro chefe foi este toque e a sua marcação inconfundível , dom dom dim .Vendo seus alunos antigos jogando é possível perceber a intencionalidade do Mestre que resgatava a energia do Guerreiro a energia do próprio  de ZUMBI de palmares . Este toque desperta as pessoas para a luta , para ficar em alerta . É para mim a marca do genio.

Iuna

A sabedoria do Mestre se torna presente aqui . Era seu toque para formados , seu toque de exibição onde seus alunos mostravam habilidade e tecnica superiores. Toque solene , que mostra o canto da ave Iuna . Do macho chamando a femea para a conjunção carnal . Um toque que claramente separava seus formados dos iniciantes e reverenciava a toda ancestralidade e todo o respeito aos mais antigos tão comum e natural a todas as manifestações culturais africanas.





Nenhum comentário: