Em 1988 começa a caminhada do Professor Dendê (Cristian Diego de Oliveira) na nossa Arte Patrimônio da Humanidade a Capoeira . O menino Cristian tinha muitos problemas na escola nesta época , pois sofria na escola Bulying e preconceito por ser o único garoto negro da sua sala . Seu Pai estava muito preocupado pois o menino Cristian não queria mais ir a escola . As crianças chamavam ele de negrinho e ele se sentia inferior . Na época a sua avó grande conhecedora das tradições afro-brasileiras e amiga pessoal do Grão Mestre Dunga sugeriu que o inscrevessem na sua Escola .
Com a prática da Capoeira ele voltou a sorrir , chegava em casa e só queria plantar bananeira na parede , falar das esquivas e rabos de arraia . Voltou imediatamente a ir a escola e o seu apelido mudou , passaram a chama-lo de o Capoeira e ele se tornou liderança dentro da sala de aula e toda Escola . No fim do ano o o o Grão Mestre Dunga foi convidado a iniciar com o seu grupo um projeto na escola e a família do Cristian recebeu uma medalha pelo comportamento exemplar do garoto.
Hoje o Professor Dendê é um profissional da arte Capoeira , desenvolvendo um projeto onde ele ensina a Capoeira a aproximadamente 300 crianças em comunidades de Belo Horizonte em cerca de 5 escolas diferentes . Sua meta é chegar a 500 até o fim do ano . Seu propósito é através da Capoeira mostrar as o valor da Cultura e dos costumes Afro-Brasileiros e ajuda-los a reconhecer a Matriz africana como detentora do saber.
![]() |
| Professor Dendê nas Obra Sociais da Pampulha |

Nenhum comentário:
Postar um comentário